sobre
matters
Change Matters é um programa da Ordem dos Arquitectos dedicado à mudança, por um futuro mais sustentável na prática da arquitetura em Portugal. Questionamos o papel da sustentabilidade, da ecologia e da ética na prática e lançamos um desafio global e inclusivo que a todos convoca para a visão de um território equilibrado e harmonioso e a construção de um futuro [nosso] que se exige ambiental, territorial, cultural e socialmente sustentável.
programa
Building [our] future
É a participação da Ordem dos Arquitectos no 28.º Congresso da União Internacional de Arquitectos (UIA), a realizar em Copenhaga sob o tema Sustainable Futures - Leave no one behind.
Building [our] future, The Azores Declaration promove o contributo dos arquitetos portugueses para o compromisso assumido pela UIA para um desenvolvimento sustentável e consciente das mudanças ambientais e sociais.
16.º Congresso dos Arquitectos
Qualidade e Sustentabilidade: Construir o [nosso] futuro, o tema do 16.º Congresso dos Arquitectos, é a oportunidade para debater nos Açores - caminho transatlântico de intercâmbio de pessoas, encontros e culturas - uma agenda, mas também as estratégias e compromissos de educação e investigação e da prática da arquitetura em Portugal, pela construção de um futuro [nosso]. Questiona o papel da sustentabilidade, da ecologia e da ética na prática contemporânea da Arquitetura e promove uma agenda comum pela sustentabilidade – por uma sociedade sustentável, uma arquitetura sustentável, uma profissão sustentável.
Interpela a sociedade, propondo um Programa Complementar – festival de cinema, eventos performativos, conversas, percursos – com a ambição de aproximar e envolver a comunidade dos não-arquitetos num programa mais vasto dedicado à ‘mudança’ por um futuro mais sustentável.
Debater a Mudança
É uma exposição dos trabalhos vencedores dos três concursos de arquitetura organizados pela Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos, pela promoção das boas práticas de encomenda e defesa do interesse público por uma arquitetura de qualidade.
A qualidade do ambiente natural e construído tem sido objeto e objetivo nas políticas europeias do desenvolvimento sustentável. A arquitetura de qualidade não é apenas estética, não é apenas funcionalidade. É aquela que contribui para a qualidade de vida das pessoas e para o desenvolvimento sustentável das nossas cidades e zonas rurais.
Esta exposição promove o concurso de conceção como garante da sustentabilidade da nossa arquitetura e das nossas paisagens e da qualidade de vida.
É uma iniciativa incluída no Programa Complementar do 16.º Congresso dos Arquitectos e organizada pela SRAZO.
Escola da Mudança
É um programa educativo, que consiste na exibição de artes performativas sob o tema Sustentabilidade, a levar a cabo em escolas nas ilhas de São Miguel e Terceira e em espaço público em São Miguel. Culmina com uma apresentação no Arquipélago - Centro de Artes Contemporâneas.
Os alunos são convidados a aprofundar alguns dos conceitos – comunidade, recursos locais – tendo por base a especificidade do seu território: os Açores.
É uma iniciativa incluída no Programa Complementar do 16.º Congresso dos Arquitectos e organizada pela SRAZO.
Roteiro pela Mudança
É um programa de três percursos que convida a sair do Teatro Micaelense e a entrar em temas reais do território de São Miguel, cruzando-os com os do 16.º Congresso dos Arquitectos. Conta com especialistas de outras áreas disciplinares, para partilharem ideias enquanto se conhecem lugares que suscitam dúvidas e contestação na esfera pública local, refletindo sobre soluções para problemas globais.
É uma iniciativa, organizada em articulação com a Anda&Fala, incluída no Programa Complementar do 16.º Congresso dos Arquitectos.
Mudar Film Festival
É um ciclo de filmes de uma nova geração de autores e coletivos, em Portugal continental e nos arquipélagos do Atlântico, que desenvolve um trabalho de investigação e exploração do impacto e tomada de consciência coletiva, das manifestações no território de fenómenos que recentemente articulamos como transição ecológica, digital e carbónica. Aproxima as práticas do cinema e da arquitetura numa reflexão sobre a história da paisagem natural e construída nos Açores e as suas inúmeras transformações ao longo dos tempos.
É uma iniciativa incluída no Programa Complementar do 16.º Congresso dos Arquitectos, numa colaboração com Jonathan Levine (Grémio dos Arquitectos) e Tiago Bartolomeu Costa (projecto FILMar), operacionalizada pela Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, com o apoio do Mecanismo Financeiro Europeu EEAGrants 2020-2024.
Climas Paralelos
São duas conversas locais, com diferentes agentes da região, para debate das especificidades locais no âmbito da sustentabilidade social, ambiental e económica.
É uma iniciativa incluída no Programa Complementar do 16.º Congresso dos Arquitectos e organizada pela SRAZO.
Clima para Mudança
É um Warm Up do 16.º Congresso dos Arquitectos que convoca as Escolas de Arquitetura para o debate e a construção de uma agenda da prática da arquitetura de jovens arquitetos, com atenção à necessária sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural.
Reconhece que a prática de futuros arquitetos e projetistas, nas múltiplas dimensões do seu exercício disciplinar, será, inevitavelmente, diferente da de gerações anteriores.
Carregamos algumas responsabilidades para levar a cabo este futuro e mudar o foco para os processos de renovação, construção e demolição, com atenção a ecologias regionais da construção, às dinâmicas sociais e de trabalho de quem constrói, à habitabilidade e manutenção do que é construído, à produção e ao fornecimento local de materiais e aos fluxos de emissões de carbono incorporados nestes processos.